quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O sucesso de Avatar

Hoje fui ai cinema com o meu tio, minha irmã e uma prima minha. No meio dessa tarde chuvosa, decidimos sair um pouco da mesmice da reforma da casa da minha avó e fomos ao cinema assistir à sessão 3D de "Avatar".
Confesso que fiquei extremamente espantada ao ouvir falar do filme. Num único final de semana, já arrecadou milhões e milhões de dólares de bilheteria, e viria a se tornar a segunda melhor bilheteria da história do cinema, atrás apenas de Titanic, do mesmo diretor James Cameron (ainda quero saber qual a essência que esse cara tem pra poder produzir filmes tão lucrativos...). Achei que, por se tratar de uma espécie de ficção científica, vinda de desenhos, o filme seria apenas mais um sucesso norte americano de propaganda exagerada. Mas qual foi a minha surpresa a me deparar com a sala de cinema completamente cheia, em plena quarta feira de cinzas, quando o filme já tinha feito sua estreia há uns bons dias... E minha surpresa se intensificou ainda mais com o que se sucedeu à minha frente: um verdadeiro espetáculo de efeitos especiais, atuação, e a própria essência da história. Tudo impecável.
Entortei a cara ao ver que só tinha lugares bem em frente à tela: eu sairia com uma dor intensa no pescoço, e uma dor de cabeça bem forte por forçar as vistas, mas ainda assim valeu a pena. Não deixei de ficar pensativa com certas coisas, pois a história do filme é uma verdadeira lição para nós, os seres humanos egoístas e egôcentricos, que achamos que o mundo só gira em torno de nosso umbigo. Ver um mundo de criaturas belíssimas (e azuis) fazem com que pensamos em como anda nossa relação com os nossos semelhantes e, inclusive, com a mãe natureza. E, claro, com nossas crenças. As criaturas do filme são completamente ligadas à floresta em que habitam, e oram até mesmo ao matar um animal, coisa que seres humanos com certeza não fariam. O valor que eles dão à crença em sua deusa, o carinho para com os animais e à natureza nos levam a refletir sobre a nossa própria essência, que há muito parece ter se perdido.
Falta de respeito com os animais, que muitas vezes viram alvo de tortura nas mãos de caçadores desalmados; a falta de respeito com a natureza, hoje vítima de desmatamentos e de intervenções humanas; à falta de crenças que, com certeza absoluta, irá se refletir brevemente em nossas vidas. Não vejo mais as pesoas terem respeito umas com as outras, raramente vejo alguém se apegar à uma crença. Em viagens, pessoas se recusam a ficar descalças em meio à grama e à terra, se esquecendo de que esse é o nosso maior vínculo com a natureza. E que tem um apelo espiritual muito significativo...
Portanto, pra mim pelo menos, "Avatar" não teve somente um espetáculo de efeitos e de visuais: teve um espetáculo de história. E nós humanos, mais uma vez, somos os vilões da história, querendo destruir as belas criaturas azuis e o meio em que habitam, tudo em prol de nosso mundo "civilizado". E mais uma vez somos derrotados por outras criaturas e pela própria natureza. E, inclusive, do protagonista humano da história (assistam, e entenderão o por quê)...
Uma salva de palmas a James Cameron por ter trazido esse espetáculo para as telas de cinema do mundo inteiro. Só espero que as pessoas captem certas mensagens do filme, ao invés de apenas notarem os efeitos visuais e especiais impecáveis do filme. Ainda mais em 3D...



Recomendo. Vale o ingresso! =D

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a sua descrição para Avatar, ele é exatamente o que você diz, na verdade, na hora em que eu assisti não tive palavras para descrever o que eu senti depois do filme.
Era algo totalmente mágico, foi um filme que me fez querer fazer algo pela natureza, muito mais forte do que simplesmente não jogar papel na rua.
Está de parabéns.
Com carinho
Larissa