quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pressas e impulsos

"A pressa é inimiga da perfeição". Hoje, mais do que nunca, eu pude confirmar que essa teoria é mais do que verdade!
Estive durante tempos e tempos com pressa de tudo. Com pressa de trabalhar, com pressa de prestar vestibulares, com pressa de me matricular num curso de teatro, com pressa de iniciar a faculdade. E todas essas tarefas acabaram sendo realizadas de uma maneira bem imperfeita, resultando na insatisfação.
Claro, insatisfação! Uma das piores sensações do mundo. Porque eu, com sede de abraçar o mundo, e de fazer isso em alta velocidade, acabei agindo por impulso, e não obtive muitos êxitos.
No final do ano passado, quando eu tinha que me focar mais nos estudos para o primeiro semestre da faculdade, acabei indo contra o sensato, e fui fazer uma entrevista de emprego em uma loja de shopping. Queria saber qual era a sensação de trabalhar, e de ganhar por isso. A loja não era bem uma referência no mundo da moda, mas estava selecionando extras de fim de ano e tinha um bom salário. Então agarrei a oportunidade: trabalhei durante um mês direto, atendendo clientes loucas e simpáticas, tentando fazer de tudo para efetuar uma boa venda, ao mesmo tempo em que tinha que estudar para os vestibulares. Tinha sido aprovada para a segunda fase da Fuvest, estava entrando no processo seletivo da Faculdade Cásper Líbero e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. E, ao invés de tirar esse tempo para estudar bem, acabei não levando a tarefa a sério e continuei a trabalhar, ao mesmo tempo em que entrava com as apresentações de teatro de fim de ano. O resultado? Faltei alguns dias no trabalho, em outros chegava atrasada ou ia embora mais cedo, e passava uma boa parte do tempo dentro do estoque estudando para as provas. Acho que a única atividade que realizei bem foram as apresentações teatrais (exceto por um episódio desagradável de uma professora que prefiro não comentar e esquecer... ¬¬'). O resto: não consegui me concentrar bem nos estudos, e acabei não passando na Usp e na Cásper (entrei no mackenzie, mas acabei não fazendo por motivos bestas que envolviam pagamentos), e não atingi a satisfação plena no trabalho: não bati cota, e não vendi bem.
Acho que se tivesse me concentrado melhor nos estudos estaria agora concentrando-me em uma carreira acadêmica que me fizesse bem. Além de, é claro, ter feito isso com calma.
Depois de todo o perrengue, acabei me matriculando em uma faculdade num curso que não tinha nada a ver com o que eu queria para a minha vida. E acabei cancelando no fim das contas, e perdendo dinheiro.

Se eu me arrependo disso? Não. Pois certas atitudes me serviram como belas lições. E agora eu sei que, com calma e perseverança, tudo se conquista.
E sei que minhas falhas me serviram para me fortalecer mais do que nunca. E agora eu lutarei para acertar de todas as formas possíveis. E sei que tenho grandes chances de vencer!



E, agora, estou focalizada em mim mesma. E animada para o que possa vir em seguida.

Nenhum comentário: