terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Os mistérios do suicídio

Estive acompanhando o blog da estilista Thais Losso nos últimos dias, e foi através dela que soube da morte do estilista Alexander McQueen. Causa apontada da morte: suicídio...
Nunca deixo de ficar pensativa sobre a ideia do suícidio. Não me sinto no direito de julgar ninguém, mas é impossível não apontar certas consequências para tais atos: a saudade que a pessoa deixa nos amigos e nos parentes mais próximos é muito amarga, triste e avassaladora, fora que eu, na condição de espírita, não deixo de pensar no que a pessoa enfrentará do outro lado por ter acabado com a própria vida.
Penso que todos têm um momento ruim da vida, em que nada tem graça, em que a tristeza surge em proporções inimagináveis... Mas pra tudo se dá um jeito. Há um espírito dentro de cada um que se chama "vencedor", e só é preciso olhar para dentro de si mesmo para deixá-lo aflorar. Os momentos ruins passam, e a pessoa sempre terá uma nova chance de viver, de se redimir, de ser alegre...
Se suicidar certamente não é a melhor solução para solucionar problemas. Sou uma pessoa que não consegue ficar calada até obter a última palavra (bem pavio curto) e não consigo deixar nada inacabado. A sensação que os suicidas me passam é de desistência, de seixar coisas inacabadas aqui, de não cumprir a missão. E isso não seria cabível pra mim. Em hipótese alguma!
Para pessoas que já pensaram em se matar, seja por razões enormes ou apenas uma simples depressão: todos temos dificuldades, mas SEMPRE depois desses momentos somos recompensados. Ainda que a tristeza dure muito, a alegria sempre virá multiplicada.

Nenhum comentário: