domingo, 10 de agosto de 2008

A grande cidade de São Paulo.

Faz um longo tempo que eu tenho procurado por alguns programas que saíssem completamente da rotina de shopping, cinema e McDonald's. Algo que não fosse incuído numa repetitiva rotina.
Várias vezes, procurei por pessoas que estivessem dispostas a fazer esses programas diferentes, que estivessem dispostas a respirar novas ares e conhecer as belezas que essa grande cidade pode proporcionar. Afinal de contas: viver numa cidade a beira-mar pode parecer maravilhoso, de certa forma. Mas nada como viver numa cidade grande, onde todos os lugares são mais acessíveis e podemos escolher entre fazer programas culturais e simplesmente se divertir em determinadas baladas. Mas há muito tempo, eu entrei nessa rotina devastadora: quando queria passear com alguém, era inevitável as pessoas pensarem numa tarde de shopping com os amigos, gastando dinheiro com fast food e entrando em inúmeras lojas caras, esperimentando roupas que todos sabemos que a mesada do papai não cobre... E que seria necessário levá-los ao shopping para uma tarde de compras. Ou então o bom e velho cinema, onde assistimos aos filmes elogiados pela crítica em cartaz, levamos inúmeros amigos pra fazer guerra de pipoca dentro da sala e, hum, onde casalzinhos se pegam naquele escurinho gostoso. Mas é óbvio né: todos os lugares do mundo, se visitados com tamanha freqüência (eu ia no shopping praticamente todos os finais de semana) vira rotina. E uma rotina assim ninguém gosta... (porque venhamos e convenhamos, shopping em excesso, com aquele bando de gente andando pra lá e pra cá vira uma chatice!). Fazia um tempo que eu precisava sair pra lugares diferentes e experimentar outros ares da cidade de São Paulo em programas urbanos. O problema era: nem todas as pessoas que eu conhecia estavam dispostas a ir. Cheguei a combinar de sair com algumas amigas minhas, mas sempre acontecia algum bolo: uma nãp podia ir porque o pai não deixava, outra não tinha grana. Enfim...
Depois de um tempo, acabei encontrando uma pessoa que tinha o perfil bem parecido com o meu: adorava a cidade, era fã de programas diferentes e estava cansada dos rotineiros shoppings. Se eu fosse me perguntar sobre essa garota há uns três anos atrás, eu ficaria surpresa de saber que um dia me tornaria tão próxima dela, e que ela se tornaria uma companheira de rolês. Ela já tinha namorado um rapaz de quem eu gostava, isso quando eu ainda tinha 12 anos. Quando ela começou a sair com o cara, eu me senti no completo direito de abominar a pobre garota, sendo que ela nada tinha a ver com os meus problemas. Eu tinha até adicionado ela no msn pra falar algumas abobrinhas, no meu ataque repentino de garota problemática. Mas como sempre, o tiro saiu pela culatra: descobri vários pontos em comum com a garota, em relação a música, filmes e tantas outras coisas. Conversar com ela se tornou uma rotina gostosa.
Depois de um tempo, a amizade com ela só cresceu. Tivemos algumas crises sobre assuntos que envolviam garotos (conselho para as meninas: nunca briguem com amigas por causa de garotos), mas depois...
E foi com ela que eu peguei um gosto ainda maior pela cidade. Fui ver uma exposição na Av, Paulista e me impressionei: são tantos lugares que a cidade possui. Lugares bacanas que merecem uma visita, mas que os paulistanos, por conta da costumeira rotina, acabam não visitando. Até agora, foram lojinhas, palestras e exposição. Mas eu recomendo pra todo mundo: se joguem em qualquer avenida cultural da cidade e aproveitem! Ela tem muito mais lugares para fornecer. Coisas que cinema e shoppings não podem cubrir, porque são do patrimônio exclusivo da cidade. Até mesmo o Museu do Ipiranga merece uma visita... Pode parecer uma coisa cem chata, mas pelo menos temos um grande museu pra chamar de nosso (quantas cidades possuem um bem desses?)
Mesmo debaixo de chuva e frio (que foi o caso de ontem da palestra de Relações Públicas da Cásper Líbero que nós fomos assistir, com direito a uma esticadinha pra Fnac ali de perto), vale a pena visitar os lugares mais legais da cidade...
Agora eu posso colocar aqui alguns dos lugares que eu acho que os paulistanos deveriam visitar pelo menos uma vez na vida:

1- Prédio do Banespa no centro da cidade.
Lembro-me claramente desse passeio que eu fiz com alguns estudantes do colégio. O prédio é extremamente alto, dá pra ver grande parte da cidade lá de cima. A vista é realmente maravilhosa e, se tiverem sorte, ainda dá pra sentir alguns helicópteros e aviões passando pertinho de você. Um conselho: não subam comendo nada e nem mascando chiclete: o vento é tão forte que acaba levando tudo embora.

2- Museu do Ipiranga.
Não foi um dos melhores passeios que eu fiz, mas recomendo porque tem muita gente que adora. Aquele museu era na verdade par ser um palácio, então quando você entra se sente um verdadeiro membro da família real. Tem uma escadaria bárbara lá, com pinturas de várias pessoas que ajudaram na independência na parede acima da escaria. Além disso, dá pra ver vários objetos e artefatos usados pela família real. E é bem curioso ver como as pessoas se vestiam nos tempos antigos. O destaque, é claro, vai pro quadro "Independência ou Morte", pintado por Pedro Américo que fica em uma das salas do museu.

3- Pátio do Colégio.
Nada como parar no lugar e ver onde tudo começou.

4- Catedral da Sé.
Tem uma arquitetura divina. É lindo! Da até vontade de chorar. Principalmente com algusn detalhes góticos inlcluídos ali.

5- Museu da Língua Portuguesa.
Achei o maior barato... Dá pra conhecer a origem da língua, a origem de algumas palavras do nosso vocabulário e ainda ouvir o sotaque diferente de cada região do país.

6- Masp.
Ocorrem várias exposições por lá. Sempre tem uma que vale a pena dar uma conferida.

7- Bares e restaurantes.
Têm um de restaurantes de comidas exóticas e típicas da cidade que sempre valem a pena dar uma conferida. O preço de alguns pode parecer salgado, mas sempre vale a pena, né? Ainda não entrei pro circuito gastronômico da cidade, mas já recebi várias sugestões. E é sempre bom né... Fora os bares. Estou pra ir em um de gelo da Vila Mariana, se eu não me engano. Quando eu for eu passo a experiência aqui no post.

8- Teatros.
É a minha paixão... Adoro fazer teatro tanto quanto assistir a peças. E acho que o melhor de tudo são os musicais. "My Fair Lady" era tudo de bom e "O Fantasma da Ópera" me emocionou bastante. As produções são magníficas. O bom mesmo é assitir aos do Teatro Abril, a nossa Broadway paulistana. Tá passando "Miss Saigon" no momento, que já recebeu muitos elogios da crítica e me inspirou a dar uma conferida.


Breve, novas sugestões.

Um comentário:

B. disse...

Realmente Cah, são inúmeros lugares pra visitar Eu tô louca pra ver a exposição de Machado de Assis, se você quiser ir comigo, está mais que convidada
Porque é super dificil encontrar pessoas que queiram fazer esses rolês, todo mundo acostumado com baladinha e mimimi.
Os cinemas na Pualista também são super legais, uns filmes cult incriveis, a feirinha que tem lá de domingo de manhã...
Lembra qando fomos no Banespa? ai que vista incrível, quero muito ver novamente pra poder tirar várias fotos dessa vez.
Demoro, quando eu souber de algo, vou te convidar :)
vou te favoritar aqui

beijos prima linda